sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Alimentação e Seu Papel no Sucesso

Para poder realizar qualquer atividade física ou intelectual; de qualquer intensidade, suave ou extrema, como a escrita de um artigo científico para a faculdade, ou mesmo a monografia de conclusão de curso, é necessário praticar medidas para uma saúde natural e alimentar-se corretamente de modo a se produzir o combustível necessário que requer o organismo humano; principalmente o cérebro; de maneira que seja possível defrontar tais atividades cotidianas ou não.
Muitas vezes, ouvem-se frases como: “Estas crianças são os homens do amanhã”, “Esta é a geração do futuro” ou “Entre estes jovens estão os homens e mulheres que regerão os destinos deste país”.
O que provavelmente não se pergunta é; quantas destas crianças não chegarão a estar preparados para defrontar a estas situações futuras.
A alimentação durante os primeiros três anos de vida é determinante para a formação do indivíduo; a deficiência em proteínas que causem uma falta de desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso é permanente e jamais se poderá reverter; por mais proteínas que sejam consumidas em etapas posteriores da vida.
Igualmente, é de muito cuidado a etapa da adolescência; quando os jovens se encontram entre os 12 e 19 anos, período conhecido como o de desenvolvimento puberal e se caracteriza quando o corpo cresce e ganha massa corporal; pelo que uma dieta inadequada, com estas mudanças bruscas do organismo, poderiam produzir transtornos no desenvolvimento físico e mental.
Diversos estudos e pesquisas demonstram que crianças alimentadas inadequadamente são mais adiante adolescentes e jovens com problemas de conduta; são agressivos e violentos e apresentam maior risco ao vício ao uso de drogas. E por outro lado, também se documentou que a  desnutrição que causa deficiências de capacidade e aprendizagem das crianças nascidas durante as crises econômicas pode afetar fortemente a produtividade intelectual de uma nação.

Os postos de trabalho gerenciais de alto nível e meio requerem pessoas preparadas e capacitadas; treinadas nas diferentes disciplinas do conhecimento para poder defrontar os desafios que surgirão nos diferentes ramos das atividades que desempenhem.
De igual forma os técnicos empregados, mesmo nos níveis mais básicos, requerem treinamento e experiência em cada uma das diferentes atividades nas quais exercem suas atividades.
Mas, teremos analisado alguma vez o que é o que todas estas pessoas, desde o mais humilde trabalhador até o mais destacado empresário, assim como desde o aluno na escola que precisa fazer uma dissertação até um doutorando que elabora suas monografias de tese devem ter em comum para poder desenvolver suas funções de maneira eficiente, produtiva e enriquecedora?
Indiscutivelmente que uma boa alimentação saudável e natural. Por todos os lados ouvimos que “somos o que comemos” e obviamente tal atitude está estreitamente relacionada com: “pensamos como comemos”.
Está demonstrado que o resultado no desempenho de nossos labores diários está em função ao que comemos. Se não ingerimos alimentos de qualidade, na medida do possível naturais e em proporções adequadas, podemos sentir durante as horas laboráveis uma série de sintomas como: cansaço, sono, fadiga, fome, desânimo, irritabilidade, depressão etc.
A alimentação e a produtividade têm uma relação estreita única. Um pessoal de uma empresa ou indústria bem alimentado se concentra em seu trabalho, opera suas atividades de bom humor e apresenta alta produtividade; pelo contrário, uma equipe mal alimentada está decaída, distrai-se e é propensa a erros que causem graves acidentes. O mesmo se dá com um aluno que fará uma pesquisa para escrever sua monografia: se não se alimenta adequadamente, não conseguirá elaborar a contento sua tarefa.
Podemos dizer então que a frase “alimentação para o sucesso” tem total vigência real. Porque é com uma saúde natural por excelência; aplicada através de uma alimentação balanceada que vai garantir que a infância cresça e se desenvolva plenamente; com grandes possibilidades de conseguir o sucesso profissional futuro e o crescimento econômico de uma nação.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário