quinta-feira, 7 de julho de 2011

Até 2016, China terá quarto maior edifício do mundo, com 606 metros de altura. Saiba mais...


O escritório norte-americano Adrian Smith + Gordon Gill Architecture venceu uma competição internacional para projetar o Wuhan Greenland Center, que, com 606 metros de altura, se converterá no quarto edifício mais alto do mundo.

Com previsão de conclusão em 2016 na cidade chinesa de Wuhan, a torre de 119 andares ocupará uma gleba no encontro dos rios Yangtze e Han e terá 300 mil metros quadrados de área útil.

Desse total, haverá 200 mil para escritórios, 50 mil para apartamentos, 45 mil para um hotel cinco estrelas e cinco mil para um clube privado, com 27 metros de pé-direito no topo do edifício.

Os demais finalistas da competição foram os escritórios Skidmore, Owings & Merrill, HOK Architects, GMP Architects e P&T Architects, todos dos Estados Unidos.

Com planta triangular, fachadas de vidro e aço e cume arredondado, o Wuhan Greenland Center terá uma volumetria cônica com cantos suavemente arredondados.

A solução reduzirá a resistência ao vento e a ação de vórtice que se acumulam em torno de arranha-céus desse porte, além de diminuir a área dedicada à estrutura.

A torre contará, ainda, com rasgos horizontais onde serão instalados sistemas para a captação e aproveitamento da energia do vento.

Entre os demais elementos de sustentabilidade previstos no projeto estão o reuso de água e a iluminação com sistemas de automação que deverão reduzir o consumo de energia.

O escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture também é reponsável pela arquitetura de interiores de todas as áreas comuns do edifício, como hall de entrada, lobbys, corredores e elevadores.

Veja o site: http://smithgill.com

Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário