sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como Escolher um Bom Nutricionista?

Muita gente acha que o nutricionista é um profissional que só deve ser buscado quando precisamos perder peso. Mas, nada pode estar mais longe da verdade do que isso. O nutricionista é um profissional médico que avalia nossa saúde do ponto de vista alimentar. Assim, ele é capaz de avaliar corretamente se nossos hábitos alimentares e trabalhar para corrigir os vícios e a alimentação incorreta que podem provocar vários problemas de saúde, agravar doenças metabólicas e atuar na melhoria das condições de pacientes com câncer e mulheres na menopausa; entre outras coisas.
Por isso mesmo, a consulta periódica ao nutricionista deve estar na rotina de vida de qualquer pessoa. Isso permitirá que o profissional atue na prevenção de doenças cardiovasculares, provocadas pelo alto teor de gordura e da má qualidade da alimentação; bem como na prevenção de derrames (avc’s). Outro aspecto é a comprovada prevenção de vários tipos de cânceres que, segundo o Ministério da Saúde, têm a possibilidade de cerca de 40% deles serem evitados apenas com uma alimentação equilibrada e balanceada.
Além disso, uma alimentação saudável e com todos os nutrientes que uma pessoa precisa, diminui muito o risco de diabetes (e de complicações dela); problemas de colesterol e triglicérides; pressão alta e ajuda a reduzir a gordura abdominal que é reconhecidamente um dos grandes fatores de mortalidade por “morte súbita” e por diversos problemas degenerativos.
Alimentação Saudável
Deixando um pouco de lado as doenças, a importância do nutricionista se faz presente também nas mulheres grávidas e nas que estão amamentando seus bebês. Pois, durante a gestação e a lactação, uma mulher bem nutrida pode passar por toda essa sobrecarga corporal sem problemas de saúde que podem provocar a morte da mãe e do bebê e, de quebra, proporcionar um desenvolvimento completo e saudável ao seu filho em todas as fases da sua vida. Dentro e fora do útero materno.

As idas ao nutricionista com uma certa regularidade ainda podem melhorar a disposição geral e a sensação de energia física para as tarefas do dia a dia, o vigor sexual, a disposição mental e a condição física geral do corpo. Tudo isso apenas com a descoberta da forma correta de alimentar-se e do uso adequado de suplementos alimentares que só o nutricionista é capaz de fornecer.
Mulheres na menopausa e pessoas da terceira idade também conseguem enormes benefícios com consultas regulares ao nutricionista. Pois, nesses casos, problemas com a qualidade e a quantidade da alimentação podem significar a morte precoce, desconforto extremo e a perda da qualidade de vida. Algo totalmente desnecessário nessas fases da vida.
Mas, como aferir a qualidade do profissional? Como saber se o nutricionista que me atende é mesmo competente? Ora, em primeiro lugar, você deve perguntar onde ele se formou, quantos anos têm na profissão, que cursos de pós-graduação fez ou se participou de seminários e encontros da área e peça referências de pacientes que tenham se tratado com ele. Isso possibilitará a você ter um levantamento prévio da qualidade de profissional e de sua capacitação para atendê-lo. Tenha em mente que nem sempre uma consulta cara ou um consultório bonito e bem equipado significam qualidade profissional e capacidade técnica para um bom atendimento.


Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário