segunda-feira, 25 de julho de 2011

Medicina Alternativa – Aprenda sobre Flores Medicinais

Muito antes de existir a escrita, o homem já utilizava as flores medicinais. Na procura de ervas para a alimentação o homem teve a feliz e a infeliz descoberta de plantas venenosas, alucinógenas, alimentícias e medicinais.
As plantas medicinais são um marco na história, e começaram a ser utilizadas 3.700 a.C. na China estando ainda hoje ocupando um grande espaço na medicina.
Flores Medicinais
Atualmente nos Estados Unidos, mais 25% de todos os medicamentos são de origem vegetal, cada vez mais se dá importância ao poder de cura das ervas.


Hoje na medicina alternativa as flores medicinais são muito utilizadas para cura de alguns problemas. Essas plantas são ingeridas através de chás.
Aqui estão algumas flores mais utilizadas:
O chá da hortelã é um ótimo estimulante, é indicado para digestão, prisão de ventre, age como calmante, contra vermes e reumatismo. Seu bagaço pode ser utilizado para limpar feridas.
A quebra-pedra elimina catarros vesicais, areia dos rins e da bexiga, cálculo do fígado, aliviando as dores . Combate dor de barriga e azia. O chá das folhas e das sementes é indicado contra diabetes.

O pó da semente do colorau ou urucum é um ótimo condimento para dar cor ao arroz ou em carnes. O chá das sementes tem um bom efeito nos males do coração, prisão de ventre e hemorragias. É contra o veneno da mandioca brava, antídoto do ácido cianídrico.
O chimarrão é feito com a erva-mate e sua função é reanimar as forças corporais, estimular do cérebro, dar resistência à fadiga, ativar a circulação. Mate cozido é bom também para lavar e desinfetar feridas, é usado contra insônia, e é bom para o fígado e os rins. Mas por contér cafeína ele vicia.
Medicina Alternativa

A Erva-doce é digestiva, diurética e expectorante. A infusão medicamentosa das sementes auxilia a digestão, diminui a acumulação de gases e cólicas intestinais, abranda a ansiedade e diminui a insônia. Atua contra a cólica de bebês.  Na área cosmética a erva-doce é usada pelas suas características de eliminar impurezas, sob forma de sabonetes, oferecendo suavidade a pele e evitando o envelhecimento precoce.
Porém como todo medicamento, o médico deve ser consultado antes de qualquer uso, pois algumas ervas têm efeitos prejudiciais.
A erva capim cidreira, apesar de todos os seus benefícios como sedativo, combater a gases intestinais e tosse. Porém se tomado com muita frequência enfraquece a pessoa.
Ervas como babosa, catuaba, arnica, cravo de jardim, romã, arruda entre outras podem causar hemorragias e aborto. Para pessoas muito sensíveis a camomila é contra indicada, ela também pode levar a mulher ao aborto.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário