terça-feira, 19 de julho de 2011

Obesidade – Mitos e Verdades Sobre a Obesidade

Muito já se valou sobre a obesidade e inúmeras crendices e mitos se cercam desse assunto e o tornam um terreno fértil para os maus informados e para os que imaginam que, para emagrecer ou engordar, basta comer pouco ou muito.
Vamos tentar mostrar aqui alguns desses mitos e tentar passar algumas informações que podem ser úteis para você. Basta saber que o principal mito sobre a obesidade é o pensamento popular de que os obesos são comedores descontrolados e de que todo gordo é um comilão.
Outro muito comum é achar que a obesidade sempre tem causas hormonais. Assim como o excesso de comida, as causas hormonais representam uma pequena parte das inúmeras outras que provocam a obesidade. Da mesma forma é mito que os obesos possuem grandes quantidades de tecido adiposo. Esse tecido tem uma particularidade peculiar que permite as células de gordura se expandirem para armazenar gordura e murcharem para liberá-la. Por isso, uma vez formado, o tecido gorduroso nunca mais é perdido.
Ele apenas “incha ou desincha” ou seja; as células aumentam o seu tamanho ou diminuem de acordo com a quantidade de gordura armazenada.
Obesidade
Também é mito que para
emagrecer basta fechar a boca e parar de comer. Ao ficar em jejum ou diminuir drasticamente o consumo de comida. O corpo perde peso inicialmente. Dentro de muito pouco tempo, nosso organismo dispara um sistema de proteção (criado pelos milênios de evolução) que baixa o metabolismo corporal e economiza energia. Assim, em determinado momento do jejum o corpo pára de perder gordura e passa a queimar proteínas (músculos) o que leva a danos corporais e a ameaça de morte em jejuns muito prolongados. Por isso, ao voltar a comer, o organismo armazena mais energia do que antes e a engorda se dá muito mais rapidamente, criando o temido efeito sanfona.

A musculação e exercícios excessivos podem ser perigosos. Porém, moderadamente, os exercícios físicos são aliados muito eficientes. Mesmo a musculação sendo tida como ineficiente para a perda de peso, ela cria massa muscular que, por tabela, aumenta o metabolismo corporal e acelera a queima de calorias.
Beber água às refeições também não engorda. Isso é um outro mito comum criado pela distensão abdominal provocada pela fermentação estomacal ocorrida quando bebemos muito líquido com a comida. Como a digestão só começa após todos os líquidos serem drenados do estõmago, beber muito durante as refeições faz com que a comida fique muito tempo parada no estõmago e acabe fermentando. Isso provoca gases e a distensão do órgão.
Também afirmar que todo obeso tem diabetes e colesterol alto é um erro. Nem sempre isso ocorre e até super obesos podem ser saudáveis nesses aspectos. Comer apenas frutas também não adianta para emagrecer. Além de causar problemas nutricionais, algumas frutas possuem alto teor de açúcares e gorduras e seu consumo em excesso pode provocar ganho de peso.
Como você pode perceber, informação e uma consulta a um bom médico nutricionista são as chaves para uma vida saudável e para um emagrecimento adequado e sem sobressaltos.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário