sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sabores do coração vêm do mar

Pequenininha, ela já sabia – o que, aliás, poucos adultos sabem – que os mexilhões cor de laranja são os machos e os brancos, as fêmeas. Aos 8 anos, aprendeu a falar clams (o nome do molusco em inglês) só para não passar aperto durante a viagem de férias à Disney. Assim, a cada refeição nos restaurantes do parque, a garota soltava um spaghetti with clams ou rice with clams (espaguete com mexilhões ou arroz com mexilhões).

“E saía caro, viu?”, diz a mãe, Alice Comparato, 63, que não tem direito de reclamar. Afinal, foi ela a grande responsável pelo lado gourmand desenvolvido da filha, a estilista Rita Comparato, da Neon, marca conhecida por suas estampas e pela roupa alegre e confortável. “Com 5, 6 anos de idade, eu amava vichyssoise (sopa francesa de batata e alho-poró), pedia salada de beterraba, comia quiabo, alcachofra, coisas que criança não gosta”, conta a estilista, hoje com 29 anos.


Daniela Toviansky
Daniela Toviansky



“Elas [as duas filhas, Rita e Joana] sabem comer muito bem, mas não cozinham nada. A Rita, se for ferver água, queima”, diz Alice. Arquiteta de formação, Alice foi dona da loja Acessórios Modernos, em São Paulo, e, por volta dos 50 anos de idade deu uma guinada na vida: foi para a França estudar na conceituada escola Lenôtre, de cozinha e confeitaria. “Gosto muito de comer. Aprendi a cozinhar de pura gula”, diz a animada chef, doceira de mão cheia e autora de macarons famosos na cidade, especialmente entre os fashionistas (os macarons são docinhos à base de claras de ovos batidas com açúcar e amêndoas; os recheios variam). No backstage da Neon, durante a São Paulo Fashion Week, ela chega a servir mais de mil macarons. “Mesmo que não tenha gostado do desfile, o pessoal vai lá cumprimentar por causa dos macarons”, diz a estilista, elogiando a mãe.

Mas é nas madrugadas de trabalho pesado, em véspera de desfile, que Alice diz levar comida “bem de mãe” para a filha. “Uma sopa cremosa que conforta, desce quase como uma seda pela garganta, pela alma. Uma musseline – até o nome tem a ver com a Rita”, diz ela, referindo-se ao tecido francês de mesmo nome, fino e sedoso como o creme.
Daniela Toviansky
Controle de qualidade – A chef Alice Comparato confere os mexilhões que merecem ir para a panela

Entre os sofisticados macarons, musselines e outras delícias francesas, Rita elege os moluscos como o prato campeão. A história de amor com os mexilhões teve início no litoral catarinense, onde os Konder, o lado alemão da família da mãe de Alice, passava, invariavelmente, todas as férias. O grande programa das temporadas era cozinhar comida do mar. Um dos primos de Alice cozinha maravilhosamente bem e, ainda por cima, se casou com uma francesa, o que fazia com que todos fossem comer sempre na casa dele.

“Nas férias de julho, na praia, era frio, não tinha o que fazer, e a gente ficava comendo marisco”, lembra a chef. Mas ela sempre comprava os mexilhões vivos, raspava as cascas, tirava as barbas e deixava de molho, como continua fazendo, para a alegria da filha, que hoje é capaz de identificar mexilhão no cardápio dos restaurantes de qualquer país para onde viaja
Daniela Toviansky
Delícia – As Comparato, Rita e Alice, tomam na concha o molho da massa feito com mexilhões
Daniela Toviansky
Spaghetti alle cozzi (espaguete com mariscos)
Rendimento 6 porções
Tempo de preparo 20 min., mais uma tarde inteira para preparar os mexilhões
Daniela Toviansky
Modo de preparo

1 Ponha 4 l de água em uma panela grande ou caldeirão para ferver.
2 Coloque 4 colheres (sopa) de azeite e o alho em uma panela grande (o bastante para acomodar os mariscos e depois a massa), sobre fogo médio, e cozinhe até o alho começar a chiar. Junte, então, a pimenta, a salsa e o vinho.
3 Quando o vinho evaporar, cerca de 1 minuto depois adicione os tomates e tempere com sal. Limpe os mariscos, descartando os que estiverem abertos, e coloque-os fechados no molho de tomates. Mexa bem e tampe a panela para que cozinhem e se abram (os que demorarem mais tempo para abrir são os mais frescos).
4 Quando a água para a massa ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal e ponha a massa de uma vez, mexendo bem até os fios estarem submersos.
5 Verifique os mariscos frequentemente e, quando estiverem bem abertos, junte o manjericão e retire a panela do fogo.
6 Quando estiver molto al dente (cerca de 1 minuto antes de estar al dente), volte a panela com os mariscos para o fogo médio, escorra a massa e adicione-a aos mariscos de forma que ela termine de cozinhar ali. Quando estiver al dente, deve haver muito pouco líquido (você pode controlar isso tampando e destampando a panela enquanto a massa cozinha).
7 Junte o azeite e sirva a seguir, com os mariscos em suas conchas.

Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
1 colher (chá) de alho bem picado;
⅛ de colher (chá) de pimenta malagueta picada;
1 colher (sopa) de salsa fresca bem picada;
4 colheres (sopa) de vinho branco seco;
500 g de tomates frescos maduros, sem pele, sem sementes e cortados em cubos de 1 cm;
Sal a gosto;
40 mariscos vivos em suas conchas – de molho por 5 minutos e enxaguados, com as conchas lavadas e as barbas removidas;
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado;
500 g de espaguete
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário