quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Enquanto a temperatura não sobe de vez, aqueça o final do inverno com as cores e a alegria de uma happy hour mexicana


A árvore já está toda enfeitada de luzes, só esperando o cair da tarde para ser acesa e colorir ainda mais o pátio onde a happy hour, que tem como tema o México, vai se realizar. A inspiração são os tons vibrantes, os sabores e a alegria desse país. Com alguns toques, é fácil criar a atmosfera que vai contagiar os amigos.

Na mesa, a padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, dá as boas-vindas. Um bowl com a estampa da santa ao fundo traz poucas flores boiando sobre a água. Simples e simpático. Bolas de cipó com fitas coloridas e flores artificiais ficam penduradas, na árvore, junto às luzinhas retrô. O arranjo central mistura minicactos, garrafas de vidro com gérberas de diferentes cores e copos com sal grosso e pimentas vermelhas. A ideia é usar a mesas em jogos americanos ou toalha–assim, rústico mesmo, para deixar os convidados bem à vontade. A louça e os talheres usados na montagem permanecem agrupados em cestos de alumínio forrados com guardanapos de tecido colorido. As bebidas da festa são a tradicional margarita, só que preparada com melancia, e a michelada, que mistura suco de limão, tabasco, molho inglês e cerveja. Para acompanhar as bebidas refrescantes e calientes, Hugo Delgado, proprietário do restaurante Obá, de São Paulo, sugere o ceviche de robalo com totopos e quesadillas de camarão com guacamole. São receitas fáceis e práticas, nas quais podem ser usados ingredientes prontos, como os nachos e as tortillas.

Coma chegada da noite e para dar uma adocicada na festa, aparece também uma receitinha do litoral mexicano:um pudim cremoso de coco. Quem vai resistir?
 
Fotos Rogério Voltan
Envolto por guardanapos de tecido, e porta-guardanapos de flor, jogo de talheres ganha charme dentro da cesta pequena de alumínio


Fotos Rogério Voltan
O arranjo central da mesa é múltiplo.Tem mini cactos em vasinhos de alumínio, gérberas em garrafas de vidro e taças de vidro com bolhas recheadas de sal grosso e pimentas
Fotos Rogério Voltan
Para acompanhar os nachos,  o ceviche de robalo (à dir.) e o guacamole (à esq.) são perfeitos.




Fotos Rogério Voltan
Festa mexicana sem margarita não dá. Esta foi feita com melancia, tequila e
Cointreau e disposta em taça de martíni e Jarra florida
Margarita de melancia

Ingredientes

1 dose (50 ml) de tequila Blanco
1/2 dose (25 ml) de Cointreau ou triple sec
3/4 de xícara de melancia cortada em pedaços
1 colher de chá de sal
1colher de chá de chilli em pó
Gotas de limão

Preparo

Misture o sal como chilli. Passe as gotas de limão na borda de uma taça de martíni e esta na mistura de sal e chilli. Reserve. Macere a melancia como se fosse para caipirinha e misture os ingredientes restante sem uma coqueteleira com bastante gelo. Mexa bem e deixe gelar um pouco. Coe e sirva na taça.Coma ajuda de uma colher, coloque alguns pedacinhos da melancia na bebida. Rendimento: 1 drinque.
Fotos Rogério Voltan
As quesadillas de camarão e queijo meia cura caem bem em encontros
informais regados a bebidinhas.
Quesadillas de camarón

Ingredientes

Para as quesadillas 1 kg de camarão-rosa médio
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola fatiada finamente
1 abobrinha fatiada finamente
1/3 de xícara de grãos de milho
200 g de queijo meia cura ralado
2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
1 pimenta jalapeño sem sementes e fatiada finamente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tortillas
Podem ser compradas prontas (sugestão: Rap 10, da Pullman)
Preparo

Limpe os camarões tirando a cabeça, o rabo e a veia. Faça um corte longitudinal para que fiquem abertos, como uma borboleta. Em uma panela, esquente o azeite e refogue a cebola. Depois, acrescente a pimenta jalapeño, a abobrinha, os grãos de milho, os camarões e, por último, os tomates.Cuide para que cada vegetal fique no ponto e que os camarões não passem demais.

Tempere com sal e pimenta. Para montar as quesadillas, esquente uma frigideira e coloque a tortilla. Distribua sobre ela primeiro o queijo e depois o refogado de camarão. Cubra com outra tortilla.Deixe esquentar de um lado, para que comece a derreter o queijo, e depois vire, para esquentar o outro e também o recheio. Quando o queijo estiver derretido e a tortilla já tiver certa cor, sirva em um prato, cortando-a em quatro pedaços, com o triângulos.
Rendimento: 6 pessoas.
Fotos Rogério Voltan
A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe decora o fundo do
bowl, que tem gérberas boiando sobre a água.














Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário