segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que tal aprender a fazer um Bolo basco?


Rendimento: serve de 10 a 12 pessoas
Tempo de preparo: 1 h 30 min

Ingredientes 
Massa 275 g de manteiga em temperatura ambiente + um pouco para untar;
330 g de açúcar cristal;
3 ovos em temperatura ambiente;
335 g de farinha peneirada + um pouco para enfarinhar;
90 g de amêndoas picadinhas;
1 ½ colher (sopa) de fermento químico;
sementes de 1 fava de baunilha;
raspas da casca de ½ limão;
ovo batido para pincelar;
sal;
açúcar de confeiteiro para salpicar;
cerejas em calda ou frescas passadas numa calda de açúcar para servir.

Recheio
6 gemas de ovo;
200 g de açúcar;
60 g de farinha peneirada;
625 ml de leite;
1 fava de baunilha sem as sementes.

Modo de fazer 
1 Comece pela massa. Bata a manteiga e o açúcar cristal até obter um creme claro (2 a 4 minutos). Adicione os ovos, um por um, batendo sempre.
2 Junte a farinha, as amêndoas, o fermento, as sementes de baunilha, as raspas de limão e uma pitada de sal e bata até incorporar bem todos os ingredientes.
3 Divida a massa em duas partes iguais e modele um disco com cada metade. Embrulhe os discos com filme plástico e coloque na geladeira para descansar até ficarem firmes (2 a 3 horas).
4 Enquanto isso, prepare o recheio. Bata as gemas com o açúcar em uma tigela refratária até formar um creme com um tom pálido. Junte a farinha e bata para homogeneizar.
5 À parte, ferva o leite com a fava de baunilha em uma panela em fogo médio. Derrame metade do leite sobre a mistura com ovos e bata para homogeneizar. Junte a outra metade do leite e mexa bem.
6 Devolva tudo à panela e bata continuamente, em fogo alto, até que o creme fique grosso e borbulhante (6 a 8 minutos). Retire do fogo. Transfira para uma tigela, retire a fava de baunilha e cubra o recipiente com filme plástico. Deixe esfriar em temperatura ambiente (20 a 30 minutos).
7 Quando a massa estiver firme, tire-a da geladeira e trabalhe rápido para que ela não amoleça: abra um dos discos em uma superfície enfarinhada até obter um círculo de 30 cm de diâmetro. Use-o para forrar uma fôrma de torta, untada e enfarinhada, de 24 cm de diâmetro. A massa deve subir pelas laterais.
8 Espalhe o creme de baunilha de maneira uniforme por cima da massa. Abra o restante da massa em uma superfície enfarinhada em um círculo de 22 cm de diâmetro e coloque por cima do creme. Feche as laterais da massa apertando os cantos e corte o excesso. Pincele com o ovo batido e asse no forno preaquecido a 180 oC até ficar bem dourado (40 a 50 minutos).
9 Retire do forno e deixe esfriar em cima de um aramado por 1 hora. Desenforme com cuidado, deixe o lado pincelado com o ovo para cima e espere esfriar completamente sobre um aramado, por mais 1 a 2 horas, para o creme firmar. Salpique com açúcar de confeiteiro e sirva com as cerejas.

No País Basco, este bolo pode ser encontrado com cerejas (ou geleia d e cereja) ou com creme d e baunilha, mas raramente com os dois juntos. Mas, ora bolas, quanto mais, melhor. Se quiser, arremate com um pouco de jerez por cima. 

fonte: casa e jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário