segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Suplementos de vitamina E aumentam risco de câncer de próstata


Efeito contrário
Homens que tomam suplementos diários de vitamina E apresentam um risco mais elevado de desenvolver câncer de próstata.
E os suplementos de vitamina E normalmente são recomendados justamente para reduzir os riscos de câncer.
A conclusão é de um estudo conduzido pelo Dr. Erik Klein para o programa SELECT (Selenium and Vitamin E Cancer Prevention Trial), que busca estudar os efeitos da própria vitamina E e do mineral selênio para a prevenção de câncer.
Selênio e vitamina E
O próprio programa SELECT recomendou, em 2001, que o selênio e a vitamina E poderiam reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Em 2008, um pequeno estudo mostrou que este poderia não ser o caso, mas os resultados não foram estatisticamente relevantes.
Agora, um novo estudo mostrou que um grupo de homens que tomou uma dose diária de 400 UI de vitamina E, de 2001 a 2008, apresentou um risco 17% maior de ter câncer de próstata do que homens que tomaram placebo no mesmo período.
Desta forma, o mesmo programa agora sugere que tomar suplementos de vitamina E na verdade aumenta o risco do câncer de próstata.
Risco da vitamina E
A pesquisa envolveu 35.000 homens nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
Os voluntários foram divididos em quatro grupo, conforme o que receberam: vitamina E e selênio; só vitamina E; só selênio; e placebo.
Apenas o grupo que tomou somente vitamina E apresentou um risco mais elevado de câncer. A combinação da vitamina E com o selênio não apresentou aumento de risco.
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário