terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biossensor monitora saúde à distância e melhora videogames

Monitor de saúde à distância
Um novo tipo de sensor é capaz de monitorar constantemente o ritmo cardíaco e vários outros sinais fisiológicos de uma pessoa sem nem mesmo tocar em sua pele.
O biossensor é um tipo muito sensível de voltímetro digital, capaz de medir minúsculas alterações nos campos elétricos ao redor dos músculos e dos nervos.
Isso significa que o aparelho é capaz de monitorar não apenas o coração, mas também a respiração, a movimentação de braços e pernas e até dos olhos.
Mas seus criadores afirmam que ele pode servir a aplicações bem mais divertidas, em videogames, por exemplo.
Biossensor
O biossensor é chamado EPIC - Electric Potential Integrated Circuit, circuito integrado de potencial elétrico.
Os pesquisadores pretendem integrá-lo às camas de hospitais, permitindo monitorar a maior parte dos sinais vitais dos pacientes sem a necessidade de um único fio ou eletrodo.
O aparelho possui um sistema de filtragem dos sinais que permite focar na medição de interesse, evitando, por exemplo, que uma leitura do coração seja confundida com o piscar dos olhos do paciente.
Videogames mais sensíveis
Dois outros possíveis usos do novo biossensor estão chamando a atenção da indústria.
Os cientistas afirmam que ele pode ajudar pessoas com deficiências motoras a dirigir cadeiras robotizadas ou outros instrumentos eletrônicos, de forma muito mais simples do que os implantes neurais.
Outra possibilidade é a sua integração a consoles de videogames, como o Wii ou o Kinect, que rastreiam o movimento do jogador à distância.
Os cientistas afirmam que o sensor poderá dar uma nova dimensão aos jogos, detectando alterações muito sutis na pessoa, incluindo para onde ela está olhando e seu "nervosismo", expresso nos seus batimentos cardíacos e no ritmo da sua respiração.
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário