quinta-feira, 29 de março de 2012

Aprenda a decorar pequenos ambientes com originalidade


É um erro imaginar que pequenos ambientes não podem ser decorados e ampliados, alguns truques e cuidados podem transformar qualquer espaço. Atenção com as cores, móveis e a claridade são fundamentais para o sucesso na decoração.
A cor deve ser o primeiro ponto a ser estudado, “Muitas cores são para espaços grandes, espaços pequenos pedem tonalidades neutras e a cor entra em pequenos detalhes espalhados pelo cômodo.”, indica a arquiteta Vanessa Trad. Para banheiros vale a mesma dica, cores neutras no azulejo e faixas simples de pastilhas para dar uma cor ao ambiente.

“O mobiliário também é parte muito importante para a harmonia do espaço. Vale lembrar que a principal dica é não comprar móveis maiores do que o espaço possa comportar. Investir em poucos móveis grandes, ao invés de muitos pequenos, é um ótimo meio de ampliar o espaço.”, explicada Vanessa.
Procurar móveis que sejam peças-chave e que desempenhem dois papéis também é um ótimo meio quando não se tem muito espaço. Para o quarto, camas com gavetas ou prateleiras em baixo. Para salas e cozinhas, mesas ovais ou redondas que facilitam a circulação. Se a ideia for dividir ambientes, nada melhor que pequenos tapetes, que além de auxiliarem na decoração, não ocupam espaço.
A iluminação também pede cuidados especiais. Evitar lustres muito grandes é importante já que diminuem o espaço e deixam o ambiente parecendo mais baixo, vale nessas horas apostar em luminárias que fiquem no chão. Para que a luz circule e esteja presente em todos os cômodos o ideal é investir em tampos e portas de vidro, que possibilitam que a luz transite mais por todos os ambientes.
“Para deixar o ambiente mais claro vale optar por móveis em cores neutras e acabamentos brilhantes que refletem a luz natural, opte por lâmpadas brancas e frias que imitam mais a luz natural. Se quiser utilizar cortinas, prefira tecidos transparentes ou de linho, pois possibilitam uma maior fluidez.”, relata a arquiteta.

Deixar todos os cômodos bem organizados também é muito importante, já que o excesso de pertences espalhados pela casa diminui o espaço e impossibilita a transição da luz dentro do ambiente. Para os que possuem muitos pertences, ou gostam de guardar coisas, organizadores, ou armários e cômodas com muitas gavetas podem resolver o problema. Estantes e prateleiras também oferecem uma grande facilidade, já que só ocupam os espaços na parede que normalmente não são muito utilizados.
“Engana-se quem pensa que não é possível inovar nesses ambientes. Pequenos ajustes podem modificar tudo e transformar qualquer espaço” finaliza Vanessa Trad.

Fonte: Central Estratégica

Um comentário:

  1. Blog muito interessante e por sinal já estou seguindo, quando der dê uma passadinha no meu, vai ser um prazer.
    abraços

    ResponderExcluir