terça-feira, 24 de abril de 2012

Gosta de frutos do mar? que tal um camarão servido com purê de pimentão e batata?

À frente do restaurante Irajá Gastrô, no Rio de Janeiro, o chef Pedro de Artagão prepara uma receita de camarão à galega servido com purê de pimentões vermelhos e batata, polvo e linguiça calabresa. Assista ao vídeo com o chef:


Ingredientes:
400g de pimentões vermelhos
500g de batata inglesa
4 dentes de alho picados
100g de manteiga sem sal
12 unidades de camarões VG
12 tentáculos graúdos de polvo
1 linguiça calabresa defumada cortada em tiras
azeite extravirgem
1 molho de ciboulette
Sal
Pimenta-do-reino
Páprica picante 
50ml de creme de leite fresco

Para o cozimento do polvo:
1 talo de aipo 
1 alho-poró
1 taça de vinho branco
1 cebola branca


Modo de preparo:
Corte o pimentão vermelho ao meio e retire a membrana branca e as sementes. Em um tabuleiro, espalhe o pimentão com um fio de azeite. Leve ao forno a 180ºC por 40 minutos ou até ficar macio e levemente chamuscado. Bata no liquidificador e passe em uma peneira fina. Reserve. Prepare um purê de batatas com a batata inglesa diluindo com creme de leite fresco. Junte os dois purês formando um purê vermelho. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com páprica picante. 

Simultaneamente, inicie o cozimento do polvo em caldo com talo de aipo, alho-poró, cebola, vinho branco e dois litros de água. Cozinhe por uma hora ou até ficar macio. Em uma frigideira de aço, grelhe os tentáculos de polvo, até ficar dourado de um lado. Ao virar, acrescente a linguiça calabresa. Quando a linguiça liberar o óleo, acrescente os camarões temperados com sal e pimenta-do-reino. Ao virar o camarão, acrescente manteiga e alho picado para perfumar. Não deixar o alho dourar. Caso não tenha uma frigideira grande (30 cm), retire o polvo e a calabresa antes de acrescentar o camarão para dar espaço.

Montagem do prato:
Coloque o purê e espalhe como uma faixa no prato, alisando com as costas da colher. Coloque três camarões, do maior para o menor, em cima do purê. Coloque três tentáculos de polvo em cima do camarão, acrescente as tiras de calabresa. Tempere com limão e sirva.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário