segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rápido e prático: Talharim com brócolis assado ao alho e óleo e lascas de parmesão

No programa de estreia e direto de sua cozinha aberta para sala, Rita Lobo conta que teve que adaptar muitas receitas com o ambiente compartilhado: “Não existe nada mais saudável que brócolis, mas o cheiro dele cozinhando, não dá! Assim surgiu este saudável talharim com brócolis assado ao alho e óleo", diz a apresentadora do "Cozinha Prática". O tempo de preparo da receita é de 30 minutos e serve quatro pessoas. Anote a receita:


Para o brócolis:
Ingredientes:
1 maço pequeno de brócolis japonês
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de sal
4 dentes de alho
2 folhas de louro
8 folhas de sálvia
1 limão
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Enquanto isso, separe o brócolis em floretes pequenos, que caibam na boca em uma garfada. Com uma faca, corte a parte mais grossa do talo de cada buquê. Se quiser, você pode reservar esses talos para preparar uma sopa ou cortar em rodelinhas para assar com os floretes. Lave os floretes em água corrente e transfira para uma tigela com água, sal e vinagre.

Separe, lave e seque os dentes de alho, sem descascar, caso queira um sabor delicado; caso contrário, descasque e corte em fatias grossas. Lave e seque as folhas das ervas. Lave o limão e corte um fatia fina da casca, sem a parte branca, que deixa um sabor amargo não desejado caso alguém queira comê-la. Escorra bem o brócolis. Unte um refratário com azeite e distribua os floretes, os dentes de alho, as ervas e a fatia de limão. Regue com mais azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos. Como o queijo é salgado e o brócolis já ficou de molho em água salgada, não precisa de mais sal.


Para o macarrão:
Ingredientes:
280g de talharim (70g por pessoa)
2 colheres (sopa) de sal
Parmesão em lascas
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
4l de água

Modo de preparo:
Quando colocar o brócolis no forno, leve ao fogo alto uma panela grande com 4l de água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando a água ferver, com bolhas bem grandes, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Antes de escorrer o macarrão, reserve uma xícara de água da panela. Escorra a seguir.  

Retire o refratário com o brócolis do forno e junte o macarrão escorrido. Misture bem. Caso esteja com a aparência seca, junte um pouco da água do cozimento. Misture novamente. Com um garfão de cozinha – quanto mais longos os dentes, melhor -, enrole o macarrão e transfira para o prato. Decore com os floretes de brócolis e coloque as lascas de parmesão sobre a massa. Sirva a seguir.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário