quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sustentabilidade é o novo desafio para a construção civil


A preocupação com sustentabilidade no setor da construção de civil está cada vez mais recorrente. Muitas construtoras já adotaram sistemas para reciclagem de materiais e investem na redução do uso de matérias-primas não renováveis. Esse conceito ecologicamente correto, além de trazer benefícios ao meio ambiente, também pode reduzir o custo da obra, aliando o reaproveitamento e a reciclagem de materiais.


Segundo a engenheira civil e professora do Curso de Gerenciamento de Obras de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) Angela Zraik, essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no setor e o número de construções verdes tem aumentado a cada ano. “Muitas alternativas estão sendo utilizadas para deixar a obra mais sustentável como o reuso da água da chuva, a implantação de novas tecnologias para aquecimento e geração de energia, tratamento de lixo, além da utilização de materiais ecologicamente corretos”, esclarece.
De acordo com a professora algumas práticas são simples e podem auxiliar na hora da reforma. A reutilização de entulhos retirados de outras obras e de locais que foram demolidos é uma delas. “A madeira é um material que pode ser reaproveitado diversas vezes e ainda, é possível vender para empresas que precisam de lenha, quando não for mais útil. Mas também conseguimos utilizar outros produtos como cerâmicas, telhas e tijolos”, avalia.
Para Angela o desperdício desse tipo de material ainda é grande no país, mas essa cultura aos poucos está mudando. “Cerca de 50% do material descartado pelas construções é depositado no lixo sem um critério de reaproveitamento. Em outros países como o Japão, por exemplo, o descarte de entulhos é de aproximadamente seis mil toneladas por ano, enquanto que no Brasil é de cerca de 850 mil”, comenta.
Além disso, a prática de construções mais sustentáveis traz inúmeros benefícios ao meio ambiente.  ”Isso trará reduções em todos os sentidos, pois a quantidade de matérias-primas utilizadas e o volume de detritos serão menores, bem como a quantidade de lixo depositado nos aterros sanitário. Por isso o desafio de aliar as construções à preservação do meio ambiente é tão importante”, comenta Angela.
Na questão de viabilidade econômica a engenheira também aponta benefícios na reciclagem dos entulhos produzidos pela obra. “Esses materiais podem ser revendidos a usinas que vão utilizar os detritos como base para pavimentação de vias e conservação de estradas. Também poderão ser utilizados no aterramento de terreno de outras construções”, explica.
A professora esclarece que, diante dessa preocupação ambiental, o setor tem investido em práticas para despertar a consciência e a preocupação ecológica. Exemplo disso é que atualmente muitos profissionais estão se especializando na reutilização e reciclagem de materiais. “Esse profissional vai adequar o projeto para ficar mais sustentável e fazer progressões para a redução nos custos da obra como diminuir o desperdício de matérias-primas”, argumenta.

Fonte: Central Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário