quarta-feira, 30 de maio de 2012

Você sabia que o açafrão reforça sistema imunológico?


Açafrão contra infecções
Nem bem um composto de açafrão começou a ser testado contra o câncere os cientistas já descobriram um novo benefício do tempero.
A curcumina vem sendo alvo crescente de pesquisas em todo o mundo.
O Ministério da Saúde já incluiu o composto do açafrão na lista de plantas com interesse terapêutico.
Os cientistas agora descobriram que a curcumina causa um aumento modesto, mas mensurável, nos níveis de uma proteína que é conhecida por reforçar o sistema imunológico, ajudando a impedir infecções.
Medicina Ayurveda
O açafrão é um tempero amarelo-alaranjado muito comum no interior do Brasil, embora seja oriundo da cozinha oriental, onde está presente nos chamados curries.
No oriente, contudo ele não é apenas um tempero.
O açafrão (ou cúrcuma) tem sido usado há pelo menos 2.500 anos como um composto medicinal no sistema de medicina Ayurveda, da Índia.
Pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon (EUA) e da Universidade de Copenhague (Dinamarca), descobriram que uma das razões para esse uso tão duradouro está em uma proteína presente no açafrão.
O peptídeo antimicrobiano catelicidina - conhecido como CAMP (Cathelicidin AntiMicrobial Pptide) - é um elemento importante do nosso sistema imunológico no combate a várias bactérias, vírus e fungos.
Valor fisiológico
O impacto da curcumina neste papel não é tão potente quanto o da vitamina D, mas é forte o suficiente para ter um valor fisiológico.
"A curcumina, como parte do açafrão, é geralmente consumida na dieta em níveis bastante baixos," disse Adrian Gombart, membro da equipe.
"No entanto, é possível que o consumo sustentado ao longo do tempo possa ser saudável e ajude a proteger contra a infecção, especialmente no estômago e no trato intestinal."
A curcumina também tem sido estudada por sua propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário