quarta-feira, 13 de junho de 2012

Descubra os benefícios de pedalar, seja na academia ou fora dela

A bicicleta é boa para melhorar o condicionamento físico e ajudar a emagrecer. Foto: SXC
Basta dar uma volta pela cidade para perceber que pedalar não é uma atividade restrita aos atletas. Segundo o professor de educação física Jorge Ribeiro, daCia. Athletica, exercitar-se sobre duas rodas – seja na ciclovia, na sala de musculação, na aula de spinning ou na piscina – é ótimo para a saúde. “Usar a bicicleta traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico, ajuda a emagrecer e ainda deixa mais firme a musculatura das pernas e do bumbum”, afirma ele.

O número de calorias queimadas por quem escolhe pedalar varia de acordo com o tipo de bicicleta usado. Uma volta na ciclovia, por exemplo, consome de 150 a 200 calorias a cada meia hora, mesma quantidade gasta por quem passa esse tempo na bicicleta ergométrica da sala de musculação. “Uma aula de spinning queima, no mínimo, 300 calorias a cada 30 minutos, enquanto na piscina, nesse período, o consumo fica entre 200 e 300 calorias”, explica Jorge Ribeiro.

O professor alerta que, embora pedalar seja prazeroso, é preciso tomar cuidado para não forçar tornozelos, joelhos e o quadril durante o exercício. A fim de evitar problemas, o ideal é regular a bicicleta de acordo com a altura do praticante. “Dentro da água o impacto é quase zero, mas também existe”, garante ele. “Para obter resultados usando esse aparelho são necessárias, no mínimo, sessões de meia hora, duas vezes por semana”, diz Jorge.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário