segunda-feira, 11 de junho de 2012

Descubra uma nova forma de praticar Pilates



O cardiopilates melhora a condição cardiorrespiratória e queima mais gorduras. Foto: Divulgação
O Pilates, método conhecido por fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade, vem ganhando novas formas. Uma delas é o cardiopilates, que trabalha medindo o tempo todo os batimentos do coração do aluno. Segundo o professor de educação física e fisioterapeuta Eduardo Garrido, do Espaço EG Equilíbrio, esse monitoramento permite aumentar a frequência cardíaca durante as sessões, melhorando as condições cardiorrespiratórias e trazendo resultados rápidos em termos de redução de peso. "A técnica combina o exercício aeróbico, feito na esteira ou na bicicleta ergométrica, com o treino de resistência muscular localizada que utiliza os equipamentos do Pìlates tradicional", explica ele.

Uma das vantagens do cardiopilates é o tempo de resposta do corpo. "Em um período que varia de 45 a 60 dias já é possível notar os resultados", afirma Eduardo. "Tenho uma aluna que começou a praticar em fevereiro deste ano e já reduziu a cintura em dez centímetros", acrescenta ele. Cada sessão dura entre uma hora e uma hora e 15 minutos. A frequência ideal é de duas a três vezes por semana, em turmas bastante reduzidas. "O limite é de duas pessoas por fisioterapeuta, a fim de aliar o controle da postura à execução dos movimentos", conta o profissional.

Mas, como toda atividade física, o cardiopilates também exige avaliação profissional criteriosa antes de começar a ser praticado. "É preciso ter o aval de um ortopedista, um clínico geral ou um fisioterapeuta", diz Eduardo. "O método não é recomendado para hipertensos não tratados, por exemplo, e pessoas que sofrem de qualquer comprometimento da área abdominal", alerta ele. 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário