quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pra você que não gosta de academia, conheça a ginástica natural, que não usa pesos ou aparelhos



Com inspiração nos esportes e nas atividades ao ar livre, a ginástica natural não utiliza pesos ou aparelhos de musculação durante as aulas. Criada pelo professor de educação física Álvaro Romano, a modalidade é centrada emexercícios que trabalham com o peso do corpo do praticante, criando várias combinações de movimentos. "A ginástica natural tem influência de técnicas orientais e se baseia na movimentação solo do jiu-jitsu, trazendo benefícios para a saúde, aumentando a qualidade de vida e melhorando o condicionamento físico", diz Álvaro.

Segundo o criador do método, a ginástica natural pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas 
existem três níveis de exercícios: iniciante, intermediário e avançado. "Como qualquer atividade, há restrições que devem ser observadas caso a caso. Para gestantes, por exemplo, é mais recomendado o trabalho na água", afirma Álvaro. "De modo geral, iniciantes fazem atividades de intensidade leve, com ênfase no alongamento e na flexibilidade. Já os mais avançados se concentram em força e velocidade", explica ele.

Álvaro conta que, para sentir os efeitos da ginástica natural, 
é preciso praticar a modalidade, no mínimo, duas vezes por semana. "Não dá para medir o gasto calórico médio de cada aula porque ele varia de acordo com a intensidade dos exercícios. O que posso dizer é que se trata de uma atividade completa, na qual trabalhamos o corpo inteiro e a respiração", conta o profissional.

 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário