quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Atividades físicas trocam a terra firme pela água

Quando a temperatura sobe, a maioria das pessoas quer mesmo é se refrescar. E, na hora de fazer exercícios, trocar a terra firme pela água pode ser uma boa opção. Em diversas academias, modalidades como spinning, kick boxing, jump e até ioga foram parar dentro da piscina, permitindo que mais pessoas pudessem praticá-las. “A água amortece a ação da gravidade e facilita a execução de alguns movimentos”, explica a professora de educação física Renata Rodrigues, gerente técnica de atividades aquáticas da Cia. Athletica.

No caso do aqua jump, é usada uma cama elástica em miniatura, confeccionada em material não corrosivo. A modalidade, que trabalha membros inferiores e superiores, não é indicada para gestantes por ser muito intensa. “Cada aula dura 45 minutos e pode ser feita em circuito ou usando coreografia. Nesse período, o praticante gasta, em média, entre 500 e 600 calorias”, conta Renata. Já o hidro kick boxing, que ajuda a queimar em torno de 400 a 450 calorias, usa tornozeleiras e luvas anatômicas em movimentos que misturam boxe e artes marciais.

Para a personal trainner Roxana Brasil, subcoordenadora da Velox, a versão aquática do spinning é um ótimo exercício cardiorrespiratório. “Na piscina, os alunos aguentam fazer um esforço maior e ainda podem usar os membros superiores”, diz ela. “Por conta da diminuição do estresse articular garantida pela água, a modalidade pode ser praticada por quem esteja se recuperando de lesões nos membros inferiores”, garante Roxana.

Na ioga, a maior vantagem é a flutuabilidade garantida pelo meio aquático, que facilita a vida de quem sente dificuldade para manter certas posturas em cima do tapetinho. “A pressão exercida pela água também estimula um trabalho respiratório maior”, afirma Roxana.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário