quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gosta de muito sol? Veja essa pulseira que monitora exposição aos raios ultravioleta

O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta






Monitor solar
Químicos da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveram um monitor que alerta quando a pessoa ficou tempo demais sob o sol.
O objetivo é evitar a super-exposição aos raios solares, fortemente associada com o câncer de pele, sobretudo em sua forma mais grave, o melanoma.
O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta.
Dosímetro de UV
A invenção atraiu a atenção da indústria, que já está providenciando sua fabricação, na forma de uma pulseira.
"Estamos muito entusiasmados com o nosso dosímetro de UV, e agora vamos trabalhar para desenvolvê-lo mais e colocá-lo no mercado," afirmaram Andrew Mills e Michael McFarlane, criadores do aparelho.
"Ele trará benefícios significativos para a saúde pública, na forma de uma acessório bonito e barato, que permitirá que as pessoas desfrutem do sol sem correr o risco de super-exposição," disse Fiona Strang, técnica da universidade responsável pela comercialização da tecnologia.
Pulseira contra raios UV
O monitor de raios ultravioleta funciona mudando de cor, de amarelo para cor-de-rosa, conforme os riscos de queimaduras solares aumentam.
A tecnologia é baseada em um agente que libera ácido quando é atingido pela radiação ultravioleta luz.
Um corante, que mede o nível de pH, reage ao ácido, tornando-se o indicador do tempo de exposição aos raios ultravioleta.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário