sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Plano de Negócios: o mapa que conduz ao sucesso


Segundo especialista, um planejamento bem elaborado diminui riscos e é o ponto de partida para o destaque da empresa no mercado.
 Ser corretor de imóveis, abrir uma empresa no mercado imobiliário, parecem ideias bem atrativas. Afinal, com o grande déficit habitacional, as oportunidades para se sobressair neste mercado são tentadoras. Mas junto com a oportunidade vem a concorrência. E ficam para trás aqueles que não tiverem um plano de negócios com ações bem elaboradas.

  
Difícil? Nem tanto. O consultor e especialista em desenvolvimento pessoal André Vinícius da Silva a partir de hoje, trará uma série de dicas para elaborar um plano de negócios consistente que possa gerar bons resultados no futuro.
 Mas afinal, qual é o objetivo do plano de negócios? E qual a sua importância para a empresa?


Segundo artigo postado no Blog de Andrei Lima, o plano de negócio ou “business plan” é um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
 Segundo o especialista André Vinícius, o primeiro passo é colher informações sobre a empresa. “É importante o corretor ter bem especificado qual a atividade a ser desenvolvida, quais são as necessidades do mercado e qual é a missão da empresa junto aos clientes”.
 Outro aspecto a ser observado e definido é quanto a visão da empresa. “É fundamental saber onde se quer chegar, qual é o objetivo da empresa. Além disso, o corretor precisa estar ciente das ameaças internas e externas e também listar o que pode dar errado. Não podemos nos basear em achismos ou respostas superficiais, pois o planejamento bem elaborado vai dizer se a imobiliária ou corretor terá sucesso no mercado ou não.

Fonte: Central Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário