sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Carreira pública ou privada: dicas para escolher de acordo com seu perfil


Conhecer habilidades pessoais é importante. Foto: Getty Images
Por Pollyana de Moraes


Trabalhar na inciativa privada ou buscar uma carreira pública é uma dúvida constante na mente de muitos profissionais brasileiros. Dados de 2011 apontam que só naquele ano cerca de 11 milhões prestaram concursos públicos em todo o País. Ao mesmo tempo, a economia privada nunca esteve tão aquecida. Entre as duas opções, qual é o melhor caminho a ser seguido para satisfazer o bolso e o crescimento pessoal?

Segundo consultoras de carreira e especialistas em recursos humanos ouvidos pelo GNT é impossível escolher uma resposta só. Porém, eles alertam que cada profissional pode (e deve) reconhecer e assumir as próprias qualidades, enxergado as perspectivas que têm de vida.

Pensando nisso, elencamos as tendências de comportamento que costumam aparecer em quem se dá bem no trabalho privado e no público. Veja com qual delas você mais se identifica.
  • 1
    Carreira pública: estabilidade e segurança
    Um emprego seguro, sem riscos de demissão em meio a oscilações do mercado é o sonho de quem presta concursos públicos. Segundo a coach de carreira Eliana Dutra, quem normalmente se desenvolve bem nesse campo tem facilidade de organização e para memorizar informações.

    Uma vez aprovado no concurso, esse profissional tem mais habilidade para lidar com a hierarquia, além de privilegiar mais a estabilidade do que as chances de crescimento rápido, que tendem a ser maiores no setor privado. Em geral, quem está feliz com sua carreira pública lida melhor com prazos de entrega definidos e mais longos e não necessariamente conta com uma equipe ao lado para ajudá-lo a desempenhar sua função.

    A especialista Eliana Dutra, que treina executivos de empresas públicas e privadas diz, no entanto, que essas regras podem mudar de acordo com o tipo de negócio. “Tudo isso tem muito mais a ver com a área de atuação desse profisisonal do que com o fato de a carreira ser pública ou não. Em uma empresa pública de petróleo ou num banco estatal por exemplo existem cobranças e demandas que têm tudo a ver com o mercado”, afirma ela.
  • 2
    Carreira privada: desejo de liderança e visão de risco
    Para a coach Mônica Vitória, da Sociedade Brasileira de Coaching, a vontade de trabalhar em equipe e sob pressão, o potencial comunicativo e a visão de futuro, incluindo os riscos, costumam definir o comportamento do profissional que se desenvolve melhor no mercado privado. Já segundo a especialista Eliana Dutra, essa pessoa costuma ser boa de improviso, uma característica que, por outro lado, pode atrapalhar o foco de quem deseja um concurso público. “Quem improvisa bem não é muito organizado, mas tem criatividade”, afirma ela.

    O desejo de ascensão profissional rápida também serve de motor para os perfis que se desenvolvem no mercado, segundo ambas as consultoras de carreira. Em outro aspecto, as duas também concordam: o trabalho tem que ser motivo de felicidade. “Saber o que o faz feliz, ter conhecimento de si próprio e do mercado onde se deseja atuar”, recomenda Mônica Vitória como fórmula do sucesso.


    Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário