quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Você concorda que as férias e feriados melhoram o desempenho no trabalho?

Relaxar mais pode dar um up na sua carreira. Foto: Getty Images
Uma pesquisa recente da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, já provou que dormir mais no fim de semana não compensa uma rotina sem descanso de segunda a sexta. É por isso que, em tempo de feriado prolongado, transformar o que seria um dia normal de trabalho numa chance para relaxar é o único compromisso que merece ser cumprido.

Além de fazer bem para o corpo e para a mente, o descanso garante um melhor desempenho na carreira, assim que a rotina de trabalho recomeça. De acordo com ex-pesquisadores da Nasa que fizeram um estudo a convite da companhia aérea Air New Zealand, os funcionários que voltaram de dias de folga ou férias tiveram uma melhora de mais de 80% no desempenho profissional.

Folga ajuda a liberar seu lado criativo
Para a empresária americana e colunista do site da Forbes, Fabienne Fredrickson, o dia de folga também é um convite à criatividade. “O que aprendi na minha própria jornada é que as ideias mais arrojadas aparecem quando você diminui o ritmo e destrava a mente para deixar a inspiração entrar”, diz ela em seu artigo “A importância de tirar uma folga do seu negócio: três maneiras para isso acontecer” (em livre tradução).

Se você ainda duvida do paradoxo “férias para trabalhar melhor”, tente acrescentar mais música aos seus dias de folga. De acordo com diversas pesquisas, canções positivas - agitadas ou calminhas - têm um efeito poderoso sobre o comportamento humano. Um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, afirmou que ouvir músicas socialmente engajadas aumentam a disposição para querer ajudar os outros.

Música para curtir e relaxar
A pesquisadora Sky Chaffin, da Universidade da Califórnia, descobriu ainda que escutar pop e jazz tem o mesmo efeito calmante do silêncio. Já quem ouve música clássica consegue acalmar a pressão sanguínea até os níveis normais. Nada melhor do que isso para curar uma semana estressante de trabalho antes de começar tudo de novo, não?

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário