terça-feira, 13 de novembro de 2012

Imagine seu jardim integrado com uma área de preservação ambiental...


Fotos Renato Elkis/ divulgação
Sabiá
 Em frente à Lagoa da Conceição, a casa já tinha uma das mais bonitas e valorizadas vistas de Florianópolis, SC. Faltava planejar um paisagismo que ficasse à altura do local, uma área de preservação. O paisagista Gilberto Elkis, profissional que foi incumbido da tarefa, conhecia bem a paisagem porque havia feito o projeto do terreno vizinho. “Embora não dê para competir com a imensidão da lagoa, concebi um jardim com elementos que valorizam a natureza ao redor da construção”, afirma. Logo na entrada, na parte mais alta do terreno em declive, um pergolado de freijó com 120 m² brinda os visitantes com a fabulosa cobertura da trepadeira jade, espécie de crescimento rigoroso, folhagem densa e flores azul-esverdeadas, formadas entre a primavera e o verão.

Nos 12 mil m² de terreno, um espelho d’água abraça a casa e aproxima ainda mais a lagoa do olhar. Seu fundo foi pintado de preto para que a água refletisse as plantas no entorno, entre elas o jasmim-manga com forração de agapantos. Na mesma área, acompanhando o muro de pedras moledo – típicas da região – um painel da Indonésia, feito de pedra vulcânica entalhada, dá imponência à composição. É junto a ele que crescem uma alamanda-amarela e pontuais maciços de orelhas-de-elefante. Seguindo em direção à parte mais baixa do terreno, onde fica a piscina, um caminho de pedras vulcano é ladeado por espécies tropicais: bananeiras, moreias, palmeiras-garrafa, alpínias, bromélias e palmeiras-rabo-de-raposa. Ao caminhar pelo terreno, uma visita desavisada não nota o que foi idealizado pelo paisagista e o que já existia. “O mais incrível, nesse trabalho, foi poder fazer uma simbiose entre a mata nativa e a vegetação que implantei. Construí o que, eventualmente, a construção da casa havia destruído”, diz Gilberto.

Fotos Renato Elkis/ divulgação
Em primeiro plano, jasmim-manga com maciços de agapantos e orelhas-de-elefante. Ao fundo, painel de pedra vulcânica entalhada da Jardí. Logo à frente dele, alamanda-amarela. O espelho d’água começa nessa área e contorna a casa
Fotos Renato Elkis/ divulgação
A área da garagem recebeu um pergolado de freijó
coberto pela trepadeira jade. Seus cachos pendentes com
flores em um tom azul-esverdeado recebem constantes
visitas de pássaros, como o sabiá da foto à esquerda
Fotos Renato Elkis/ divulgação
Detalhe das bromélias
Fotos Renato Elkis/ divulgação
Um caminho de pedras vulcano leva à piscina. Ao acessá-lo, vê-se, do lado esquerdo, um canteiro de bromélias e, no lado oposto, bananeiras e alpínias. Ao fundo, próximo à piscina, palmeira-garrafa e moreias.
Fotos Renato Elkis/ divulgação
A enorme piscina foi revestida com cerâmicas 30 x 30 cm da Oficina Brennand, cor Azul da Turquia. Palmeiras-rabo-de-raposa foram dispostas em linha, próximo à beira da piscina. Ao fundo, a mata nativa da área de preservação


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário