terça-feira, 6 de novembro de 2012

Material de construção de restaurante é palha, rocha e coco

O restaurante e bar Alemagou, na ilha de Mykonos, na Grécia
Você gosta de dar um toque rústico à decoração? O restaurante e bar Alemagou, na Grécia, aposta forte neste estilo. Nada lá lembra que estamos no século 21. As paredes de pedra se misturam à paisagem, o teto é de palha e o piso se confunde com a areia. Até a cuba da pia é rudimentar: ela é feita com uma pedra bruta. A construção parece ter saído da Idade da Pedra e entrar no local é como voltar ao tempo dos Flintstones.

O projeto é do K-Studio e fica de frente para a praia Ftelia, na ilha de Mykonos. A decoração 100% rústica tem a ver com os pratos lá servidos, de culinária tradicional grega. Tanto gastronomia quanto arquitetura são inspirados na civilização cicládica, que viveu nas ilhas gregas entre os séculos 3 mil e 2 mil a.C. Os principais materiais usados eram pedra e cerâmica, também elementos-chave no Alemagou.

A praia Ftelia é muito frequentada por surfistas, devido aos ventos fortes da região. A cobertura com palha de cana foi escolhida justamente para dissipar a corrente de ar, mas manter o ambiente fresco. Outra função da palha é permitir que a luz natural entre, mas o sol forte não. Como raramente chove no local, os arquitetos não precisaram se preocupar em construir um teto mais resistente. Assim, em vez de se proteger contra elementos naturais – vento, sol e chuva -, o restaurante os incorporou ao seu design.

A decoração rústica tem lustres de casca de coco e teto de palha
A cuba da pia é uma pedra bruta
As paredes de pedra parecem fazer parte da paisagem
Os arquitetos se inspiraram na civilização cicládica, que viveu nas ilhas gregas entre os séculos 3 mil e 2 mil a.C.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário