segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Para você que gosta de orquídeas no seu jardim, veja que linda essa espécie rara...


Divulgação
Orquídea Laelia purpurata na cor púrpura
Eleger a mais bela das orquídeas dentre mais de 35 mil espécies – sem considerar outras 150 mil formas híbridas, resultado de cruzamentos naturais ou criadas pelo homem - não é uma tarefa fácil. Mesmo assim, uma delas se destacou por sua variedade de cores e por seu perfume inconfundível. É a Laelia purpurata. Desde 1846, quando foi descoberta por um francês chamado François Devos na Ilha de Santa Catarina – atual Florianópolis -, a espécie passou a ser a flor símbolo do estado, o que incentivou seu cultivo no sul do país.

A floração da Laelia purpurata acontece em novembro, dezembro e janeiro e dura de 25 a 30 dias, segundo Julia Meyer Pflug, proprietária do paulistano Orquidário Morumby. “Em cada haste florescem 5 ou 6 flores, que só voltam no próximo verão”, diz ela. O exemplar possui labelo proporcional e pétalas com um colorido único, seja na cor púrpura, que lhe rendeu o nome, ou em outras tonalidades e detalhes - como a Laelia purpurata striata, caracterizada pelas estrias na textura externa das pétalas, ou a Laélia purpurata alba, que apresenta pétalas, sépalas e labelo totalmente brancos.

Se você é novato no assunto, não se assuste. Apesar da visível delicadeza da orquídea, ela é forte – mas como qualquer outra planta, necessita de cuidados básicos. O local para o seu cultivo deve ser bem iluminado, mas protegido do sol, e ter boa ventilação e umidade. Quanto à rega, a planta deve ser molhada quando o substrato estiver quase seco. “Deixe escorrer para a raiz não apodrecer”, ensina Julia.
Reprodução/www.orquidariocarlosgomes.com
Fotos em sentido horário: Laelia purpurata var. sanguínea,
Laelia purpurata var. venosa, Laelia purpurata var.
oculata, Laelia purpurata var. alba
Se você se interessou pela espécie, aproveite que esta é a hora certa de adquirir a sua. Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, acontecerá, em São Paulo, a 10ª Expoverão de Orquídeas – organizada pela Associação Orquidófila de São Paulo. A exposição, que homenageará a Laelia purpurata, terá entrada e cursos de cultivo gratuitos, além de mais de 800 orquídeas de diferentes espécies. Serão mais de 10 mil plantas nacionais e importadas à venda, vindas de produtores de várias partes do país.


Serviço:

10ª Expoverão de Orquídeas
4 a 6 de dezembro - das 9h às 19h - entrada gratuita
Rua Galvão Bueno, 540 - Bairro Liberdade - São Paulo - Estacionamento da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Próximo ao Metrô São Joaquim)
Cursos gratuitos de cultivo serão ministrados todos os dias, às 10h, 14h e 16h.
Divulgação
Orquídea Laelia purpurata var. cárnea: possui sépalas e pétalas brancas ou pouco coloridas. O labelo tem cor de framboesa ou morango, com veias mais ou menos acentuadas. Fauce branca ou amarelada.


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário