quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Quer manter a forma? Veja algumas dicas de alimentos que saciam a fome...


Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro


Existem muitas novidades para aplacar a fome, como a semente de chia ou cranberry, mas nada como soluções simples para acalmar o estômago no meio da manhã ou da tarde. De acordo com André Veinert, nutrólogo da Clínica Health Me, “é possível comprar o que existe de melhor em uma feira livre ou nas lojas especializadas em produtos naturais. Hoje é muito fácil seguir uma dieta equilibrada, basta ter força de vontade”. A seguir, o especialista indica os cinco alimentos mais importantes para quem busca saciedade:
  • 1
    Maçã
    Uma maçã média, no meio da manhã ou da tarde, é o que você precisa para não exagerar na hora do almoço ou jantar. “Ela é leve, doce e rica em pectina, um tipo de fibra que faz com que o estômago demore mais para ser esvaziado, o que aumenta a sensação de bem estar e saciedade. Isso faz com que a próxima refeição demore mais para acontecer”.

  • 2
    Cenoura
    Rica em fibras e vitaminas importantes, na versão crua ela é ainda melhor no quesito saciedade. “A cenoura garante a sensação de estômago cheio mais rapidamente quando comparamos com a ingestão de outros alimentos e é fácil de mastigar”, diz André. Neste processo, a mastigação tem um papel fundamental: "O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada porção, dependendo da textura e resistência do alimento. A correta mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos sobre a assimilação do que foi ingerido até o momento em que envia o comando de saciedade", explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler. O que significa dizer que quanto mais mastigar, menos você vai comer.

  • 3
    Biscoito integral
    Hoje é possível comprar biscoitos que já vem na quantidade exata para matar a fome. “Antes de comprar veja se o produto contém chocolate, mel ou outro componente que o torne muito açucarado. Ser integral não significa que ele tenha menos calorias, mas que a casca em volta do grão foi preservada, o que aumenta a quantidade de fibras”, diz o nutrólogo. Você ainda tem dúvidas sobre o papel das fibras no processo de saciedade? André explica sua importância: “As fibras são a última substância que o estômago digere. Ela forma uma gelatina junto com a água, que provoca a sensação de estômago cheio, e ainda ajuda a diminuir a absorção de glicose”.  

  • 4
    Soja tostada
    Excelente fonte de proteínas de origem vegetal, a soja pode ser consumida com petisco que sacia a fome e mantém suas propriedades. “A soja contém isoflavona, que é indicada para mulheres que fazem reposição hormonal, também é rica em zinco, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras solúveis. Ela tem alto valor nutricional e também provoca a sensação de saciedade mais rapidamente quando comparada a outros alimentos”, diz André. Para aproveitar o que a soja tem de melhor, o nutrólogo recomenda consumir duas colheres de sopa no lanche da manhã ou da tarde, já que ela possui valor calórico considerável.

  • 5
    Abacaxi
    Rico em água e fibras, André recomenda consumi-lo após o almoço ou o jantar: “O abacaxi é refrescante, ajuda no processo de absorção de ferro no organismo e ainda ajuda a digerir lentamente outros alimentos. Para aumentar a saciedade, recomendo comer o miolo das rodelas da fruta, que costuma ser descartado, já que ele possui alta concentração de fibras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário