quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

luminação natural, uso de telhas ecológicas e madeira de demolição são os elementos usados na arquitetura dessa casa. Veja que linda


Sistema de ventilação
Sistema de ventilação
Conceito bioclimático integra casa ao ambiente
A orientação no lote, a aplicação de estratégias passivas de ventilação e iluminação naturais e o uso de materiais locais, como as telhas ecológicas e a madeira de demolição, são elementos arquitetônicos utilizados pela arquiteta Ana Carolina Veloso no projeto desta casa na serra do Curral, em Nova Lima, Minas Gerais.
Como a casa de 334,28 metros quadrados tem a mata nativa da serra do Curral em seu entorno, uma das decisões do projeto de arquitetura foi utilizar tons escuros na envoltória para promover o aquecimento passivo, que, em climas mais frios, é comumente aplicado quando se pretende garantir uma temperatura de conforto no interior da edificação. Apesar de estar situada em região com pequena amplitude térmica, a residência se insere em um microclima local originário da altitude e da densa vegetação da serra.

Nesse caso, em algumas épocas do ano, o aquecimento passivo torna-se um bom recurso para garantir o conforto ambiental sem o emprego de soluções mecânicas. “O uso de cores escuras na envoltória favorece a absorção do calor e o consequente aquecimento da edificação”, explica a arquiteta Ana Carolina Veloso.
Coberturas em diferentes níveis favorecem distribuição da luz natural
Coberturas em diferentes níveis favorecem distribuição da luz natural
Mesmo com a baixa amplitude térmica, a arquiteta considerou a orientação da casa no terreno de 2.120 metros quadrados como ferramenta importante para fazer do clima um aliado na obtenção do conforto ambiental.

A implantação determinada pelo projeto colocou a cozinha e a área de serviço voltadas para o oeste, enquanto os quartos estão orientados para leste/sul, evitando ganhos térmicos e aquecimento indesejáveis. Em volta dos ambientes de permanência prolongada foram construídas varandas para proteção contra a incidência solar direta.
Corte
Corte
Segundo Ana Carolina, a edificação revela a boa arquitetura aplicada às decisões bioclimáticas de projeto e a utilização de técnicas em harmonia com o meio ambiente. As aberturas são protegidas por grandes beirais e varandas, evitando altas cargas térmicas, e estão posicionadas de forma a favorecer a ventilação cruzada. Na área social, pés-direitos de diferentes medidas colaboram com a circulação do ar.

Com a variação do pé-direito, surgiram as coberturas em diferentes níveis, permitindo melhor distribuição da iluminação natural. Na área de estar, próximo ao jardim descoberto, e nas circulações há uma cobertura translúcida com inclinação de 2%, com estrutura de madeira formando um pergolado e vedada com vidro laminado de oito milímetros.
Sistema de ventilação
Sistema de ventilação
Foram utilizados na construção materiais locais - madeiras de demolição e tijolos de bloco cerâmico, entre outros - e da própria natureza, como troncos de árvores cortadas para aparadores, suporte para cuba no lavabo e como peças constituintes do piso externo, associadas a seixos rolados.


Publicada originalmente em FINESTRA
Edição 73 Abril de 2012
As soluções aplicadas à casa
As soluções aplicadas à casa
1. Aberturas zenitais que proporcionam aquecimento passivo desejável na região. Estas aberturas também proporcionam uma iluminação bem distribuída no ambiente, evitando o uso de iluminação artificial
2. Preservação da fauna e da flora nativa. Uso de vegetação local ou adaptada – economia com irrigação
3. Uso de materiais locais com pouco impacto ambiental
4. Envoltória com cores e materiais escuros de forma a potencializar o aquecimento passivo local
5. Grandes aberturas diretamente protegidas potencializando o uso de iluminação natural
6. Uso de grandes beirais e varandas minimizando o desconforto causado pela insolação direta
7. Pés-direitos generosos em diferentes níveis e aberturas com diferentes dimensões que potencializam o uso de ventilação natural
8. Uso de aqueciemento solar – promovendo a minimização dos gastos energéticos para aquecimento de água
9. Promoção de biodiversidade a partir do cultivo de espelhos d'água e nichos vegetados integrados à edificação
10. Gentileza urbana – preservação da natureza em ambiente comum
11. Nos ambientes de permanência prolongada foram previstas varandas com intuito de evitar a insolação direta e indesejada
12. Cozinhas e áreas de serviços foram orientadas para norte/ oeste a fim de que a insolação indesejada durante o período da tarde promova a estanqueidade da construção. Os quartos foram orientados para leste/sul de forma a evitar ganhos térmicos e aquecimento indesejados


Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário