quarta-feira, 13 de março de 2013

Para quem é fã número um do brigadeiro, que tal aprender a fazê-lo no palito?

No segundo episódio da websérie de receitas de fingerfood, Adriana Mattar, chef e proprietária doCooking Buffet, comandado por ela e a sócia Ana Cecília Gros, ensina o preparo de um doce que agrada de crianças a adultos e tem a cara da Páscoa: pirulito de brigadeiro. Macio por dentro e crocante por fora, é um desafio resistir ao doce no palito.





Rendimento: 50 unidades
Quantas pessoas serve: de acordo com Adriana Mattar, conte 4 unidades para cada convidado, considerando que este não será o único prato servido na sua recepção.

Como fazer o brigadeiro:
Ingredientes: 
200g de chocolate meio amargo em barra (pode ser em pó)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo: 
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. No preparo, Adriana opta pelo chocolate em barra porque dá mais textura ao brigadeiro. Mexa até soltar da panela e atingir o ponto cremoso. Coloque a mistura em uma tigela e leve à geladeira para esfriar e endurecer. Faça bolinhas pequenas, espete os palitos e deixe na geladeira enquanto prepara a calda de caramelo.

Como fazer a calda de caramelo:
Ingredientes:
125ml de água
500g de açúcar
Água e gelo (para o choque térmico)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar e a água, misture bastante e acenda o fogo. Deixe no fogo até atingir o ponto de bala, que é quando atinge uma textura de fio grosso e dourada. Passe as bolinhas na calda e mergulhe em água com gelo para endurecer. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário