terça-feira, 30 de abril de 2013

Tapioca doce ou salgada. Qual é a sua preferida?


Tapioca doce com amaranto, banana e tahine



Com recheio de amaranto, banana e pasta de gergelim, a famosa tahine, a tapioca que a nutricionista funcional Fernanda Scheer prepara é perfeita para ser servida como uma sobremesa light. Anote a receita:

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada) 
1 colher (sopa) de farinha de amaranto
1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (sopa) de xarope de agave
1 banana picada

Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a farinha de amaranto e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire, acrescentando a banana, o tahine e o agave. Feche e sirva.

Por que usar o amaranto na receita?
"O grão é tão completo que assemelha-se à combinação arroz com feijão. Tudo porque, assim como o feijão, é rico em proteína. E, como o arroz, também possui aminoácidos, moléculas orgânicas essenciais para o nosso corpo. Ele não contém glúten e pode ser encontrado na forma de grão, flocos e farinha", explica Fernanda.


Pastel de tapioca com recheio de camarão da chef Kátia Barbosa


Pastel de tapioca com recheio de camarão da chef Kátia Barbosa
Foto: Divulgação / Berg Silva
Chama-se almofadinha a criação da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, um pastel de tapioca com recheio de camarão. O petisco para servir numa recepção em casa ou para os amigos, pode ter outros recheios, mas sempre secos. O rendimento é de 70 pastéis pequenos. Tome nota: 
 
Ingredientes:
500g de tapioca
500g de queijo coalho de boa qualidade ralado
1l de leite quente
10g de sal refinado
Pimenta-do-reino (a gosto)
Cebola (a gosto) para refogar os camarões
Tomate (a gosto) para refogar os camarões
Alho (a gosto) para refogar os camarões
1kg de camarão
 
Modo de preparo:
Para fazer a massa do pastel de tapioca, misture num recipiente a tapioca, o queijo coalho, o sal e a pimenta. Adicione o leite quente e misture sem parar até dar ponto de liga na massa. Deixe a massa descansar por duas 2 horas. Para abrir a massa, use luva de borracha ou rolo de plástico, pois ela gruda na mão e não de madeira. 

Para fazer o recheio, refogue numa frigideira o camarão com alho, tomate e cebola e deixe descansar até esfriar. Em seguida, escorra toda a água do camarão antes de colocar dentro da massa, pois essa massa só pode ter recheios secos. Feche o pastel. Aqueça uma frigideira com bastante óleo e frite o pastel. 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário