quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vocês são sócios e amigos? Veja algumas dicas para não acabar com os negócios e nem com a amizade

Foto: Getty Images.
Por Constança Sabença

É comum ouvirmos histórias de amizades que acabam gerando negócios e, mais comum ainda, negócios que acabam sabotando a relação de amizade entre os sócios. Por conta da extensa carga horária, passamos a maior parte do nosso "cada vez mais precioso tempo" envolvidos e comprometidos com o trabalho. Portanto, desfrutar deste tempo com amigos próximos pode parecer uma grande ideia - se, é claro, o amigo em questão apresentar os atributos necessários para tornar-se sócio. Não há dúvidas que a afinidade é um elemento estimulante no trabalho, mas é preciso cuidado para que os objetivos pessoais ou o excesso de intimidade não interfiram no profissionalismo.



Para a coaching e gestora de carreiras, Waleska Farias, a premissa básica de qualquer sociedade ou negociação entre amigos traduz-se nas expressões: o combinado não sai caro e o que está em contrato não dói. “Muitas amizades construídas desde a infância acabam por desavenças entre amigos que esperam ter nos negócios o mesmo sucesso que tiveram nas trocas pessoais", diz.

Veja abaixo cinco dicas da especialista  para evitar saias justas e manter o clima produtivo na relação amigo/sócio.
  • 1
    A importância do contrato
    No contexto das relações humanas – sejam elas de amizade ou trabalho – vale ressaltar o posicionamento do que é esclarecido e acordado desde o principio para evitar conflitos.Todos os envolvidos numa sociedade devem ser transparentes quanto suas necessidades e expectativas para que haja um consenso em relação ao custo/benefício e negociação prévia entre os sócios.

  • 2
    Inteligência emocional
    É preciso agir de forma estratégica de acordo com a percepção honesta de suas atitudes e da autogestão dos sentimentos e emoções para que nenhuma das partes torne-se refém de atitudes impulsivas e comprometa a qualidade das relações na sociedade. 

  • 3
    Cuidado com o excesso de intimidade
    Antes de criticar é preciso reconhecer os valores: muitos amigos, pelo excesso de intimidade, julgam as atitudes, mas não reconhecem os pontos positivos e isto acaba por sensibilizar as relações. Não há sociedade, mesmo entre amigos, que perdure quando somente o lado negativo das iniciativas é reconhecido.   

  • 4
    Valores morais são a chave do sucesso
    Ética, respeito e gentileza ajudam a consolidar a base das relações, fortalecendo vínculos e promovendo perspectivas para o futuro da sociedade.

  • 5
    Parceria e disposição
    No mais, a disposição para construir alianças e promover soluções integradoras norteia a boa vontade de desenvolver em conjunto e superar as dificuldades advindas das relações societárias. 

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário