sexta-feira, 12 de julho de 2013

Veja algumas dicas do que fazer com a restituição do imposto de renda


Quando o assunto é dinheiro no bolso, todo cuidado é pouco. Ainda mais nessa época do ano em que começam a aparecer na conta dos brasileiros a tão desejada restituição do imposto de renda.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse montante (que varia de acordo com a contribuição) não é um bônus. "Esse valor não é nada mais do que a devolução de um dinheiro que é do contribuinte. Por ter pago mais do que deveria ao governo, ele recebe a diferença de volta com as devidas correções", explica o especialista em finanças pessoais Rogério Olegário do Carmo, diretor da consultoria Libratta.

Você já recebeu sua restituição do imposto de renda ou está para receber? Confira abaixo quatro dicas de consultores para usar o dinheiro com sabedoria.
  • 1
    Verifique as dívidas
    A regra é clara: quando existem contas pendentes, não dá para sair por aí gastando. Por isso, antes mesmo de tocar na restituição do imposto de renda, é fundamental verificar se não ficaram despesas para trás. "Na hora de priorizar o que deve ser pago primeiro, comece pelas contas que comprometem mais de 10% da renda mensal líquida. Assim, evita-se o uso de fontes de crédito mais caras, como o cheque especial e o cartão. Em seguida, pague as que têm juros maiores" ensina o diretor da consultoria Libratta, Rogério Olegário do Carmo.
  • 2
    Aplique na previdência privada
    Esse tipo de reserva já faz diminuir os descontos do imposto de renda, por isso, os especialistas em finanças recomendam continuar alimentando essa fonte de renda de longo prazo com a restituição. Além de ampliar a economia para o futuro, o contribuinte consegue minimizar o gasto com impostos a serem pagos no momento do saque da previdência.
  • 3
    Guarde o dinheiro para pagar novos impostos
    De acordo com o consultor de finanças pessoais da Target Advsior, Douglas Carvalho, uma dica para aproveitar o valor da restituição do imposto de renda é guardá-lo para o pagamento de outros novos impostos, como o IPVA e o IPTU. "Assim, o contribuinte não vai precisar tirar do próprio orçamento o total necessário para pagar essas contas, que são cobradas todos os anos", alerta o especialista.
  • 4
    Gaste com o que der prazer
    Se a vida financeira está organizada, que mal há em usar o dinheiro da restituição para uma viagem, cuidados com a beleza ou para atividades de lazer entre familiares e amigos? "Sim, é possível fazer tudo isso sem culpa. Funcionamos melhor quando podemos fazer coisas prazerosas", diz o especialista em finanças pessoais, Rogério Olegário. "A vida é curta e, sempre que podemos, temos que aproveitar", conclui. Quer dica melhor do que essa?

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário