terça-feira, 27 de agosto de 2013

O vaso correto garante o crescimento da planta, valoriza sua silhueta e não rouba seu encanto

  (Foto: Casa e Jardim)A bacia de cimento, com sombrinha-chinesa (Cyperus alternifolius), dá volume e desloca a planta do piso neste jardim. (Foto: Casa e Jardim)


Modelo ótimo para ousar

Formato mais comum para o plantio de ervas e temperos, o vaso tipo tacho ou bacia ganhou outro uso estético: faz um contraponto com espécies esguias, como a pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata). Em reuniões de vasos, este modelo é ideal para proporcionar diferentes volumes à área.
Dica: a sombrinha-chinesa é uma planta aquática, mas aceita o plantio na terra.
Sugestão: Use substrato, que mantém a terra mais úmida.



 


  (Foto: Casa e Jardim)A série de vasos trapézio, com fórmios (Phormium tenax), foi instalada para formar maciços que dão privacidade. (Foto: Casa e Jardim)



O rei da versatilidade

Um dos modelos mais flexíveis de vasos, o trapézio comporta espécies de pequeno, médio e médio-alto portes. É eficiente para pontuar entradas e formar conjuntos em varandas. A planta ideal para este modelo tem 2/3 da sua altura, mas há exceções, com apenas 1/3 de sua altura, que ficam perfeitas, a exemplo dobuxinho (Buxus sempervirens).





 


  •  
  (Foto: Casa e Jardim)Em vez de várias taças, nesta varanda foram usadas apenas duas peças para dar altura e abrigar os exemplares de tecomária Tecomaria capensis) com forração de morangos. Os vasos baixos comportam ervas aromáticas como camomila, lavanda, hortelã e tomilho. (Foto: Casa e Jardim)







Suporte para espécies medianas

A forma clássica de taça, comum no paisagismo europeu, ganhou uma conotação mais moderna nos jardins atuais. O modelo sustenta espécies baixas e de médio porte.
Dica: use forrações pendentes, que transbordem o vaso.





 


  (Foto: Casa e Jardim)As caixas com fórmios e palmeira-fênix (Phoenix roebelinii), fecham um dos lados desta varanda. Os exemplares baixos foram escolhidos para uniformizar a área, que tem piso de porcelanato preto. (Foto: Casa e Jardim)



Que venham as plantas ascendentes!

caixa é o melhor formato para abrigar árvores esguias, como iúca (Yucca elephantipes) e dracena (Cordyline australis). O modelo ocupa pouco espaço, por isso é ideal para interiores: salas, corredores e halls de entrada. Na hora da compra, repare se a peça é confeccionada em um material que possa receber terra ou serve apenas de cachepô.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário