segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Você sabia que caminhar uma hora por dia reduz risco de câncer de mama?



Há poucos dias, um estudo demonstrou que os exercícios são melhores que os remédios para o coração e contra o AVC.
No mesmo período, médicos descobriram que basta exercitar-se um dia por semana para que mulheres no início da terceira idade melhorem sua saúde cardiovascular.
Agora a conexão foi estabelecida entre os exercícios e o câncer de mama.
Mulheres na pós-menopausa que andam uma hora por dia podem reduzir significativamente o risco de sofrerem de câncer de mama.
Este estudo, publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, acompanhou 73.614 mulheres com idades entre 50 e 74 anos recrutadas pela Sociedade Americana do Câncer entre 1992 e 1993 para monitorar a incidência do câncer.
A equipe afirmou que essa foi a primeira vez que a redução de riscos desta doença foi especificamente ligada à caminhada.
Especialistas que comentaram o estudo afirmaram que é mais uma evidência de que o estilo de vida influencia o risco para o câncer - os pesquisadores, em sua maioria, colocam grande peso nos riscos genéticos.
Manter uma rotina de atividades físicas é um fator conhecido na redução do risco de se contrair diversos tipos de câncer.
Atividade recreacional
Andar como única atividade recreacional foi o hábito mencionado por 47% das mulheres pesquisadas.
Aquelas que andavam ao menos sete horas por semana tiveram uma redução de 14% no risco de câncer de mama, em comparação com aquelas que andavam apenas três ou menos horas por semana.
"Ficamos contentes em descobrir que sem nenhuma outra atividade recreacional, apenas andar uma hora por dia foi associado com menor risco de câncer de mama nessas mulheres. Atividades mais longas e extenuantes reduziram ainda mais o risco," afirmou Alpa Patel, líder do estudo.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário