sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Se você tem consciência ambiental, seus hábitos na sua casa mudam

Se uma dona de casa do começo do século passado fosse ao supermercado hoje, não entenderia o porquê das sacolas de pano que alguns carregam. Muito menos saberia a utilidade daquelas lixeirinhas coloridas de reciclagem no shopping. Naquele tempo, não se prestava tanta atenção ao lixo e nem se imaginava que os sacos plásticos se tornariam um grande problema mundial.

A preocupação com o meio ambiente e a reciclagem mudou nosso dia-a-dia. Coisas que alguns fazem naturalmente hoje – como entregar os jornais velhos para o catador de lixo do bairro ou entregar óleo de cozinha para ser reutilizado – seriam impensáveis antigamente. “Uma dona de casa dos anos 50 jogava lixo para fora enrolado num jornal ou então direto na lata”, compara a ambientalista Ana Maria Luz, presidente do Instituto GEA- Ética e Meio Ambiente, uma organização civil envolvida com educação ambiental.

Ana Maria afirma que isso começou a mudar a partir dos anos 90. “A situação ambiental começou a ser visivelmente desastrosa, nós percebemos as mudanças no clima, as enchentes, vemos que não tem mais onde colocar o lixo”, diz.

Apesar de boas mudanças no comportamento, o tempo também trouxe mais dificuldades. A quantidade de lixo que produzimos hoje é muito maior. O lado bom é que, com novas tecnologias, uma parte maior desse lixo pode ser reciclada.

Ainda falta um bocado, entretanto, para que essa mudança de comportamento seja generalizada. No Brasil, apenas 8,2% dos municípios contam com coleta seletiva, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2004. Além disso, uma pesquisa do Instituto Akatu mostrou que 56% das famílias nunca separam o lixo em casa. Ana Maria dá algumas recomendações para garantir que a reciclagem ganhe força no futuro, confira a seguir:


Como ser responsável com o seu lixo

A ambientalista Ana Maria Luz mostra o que é preciso para uma reciclagem mais eficiente e um futuro com menos lixo

1. Separe
Várias famílias se acostumaram a ver carroceiros ou cooperativas que recolhem o lixo reciclável, mas a quantidade que é de fato reciclada poderia ser bem maior. Se acostume a separar papéis, plásticos, vidros e alumínios e entregue em uma dasEstações de Reciclagem Pão de Açúcar – Unliever, por exemplo. Para a ambientalista Ana Maria Luz, isso certamente será um hábito natural para a próxima geração.

2. Reduza
“Reduzir lixo é reduzir o consumo desnecessário e por enquanto o consumo tem aumentado todo ano”, afirma Ana Maria. Um consumo consciente envolve evitar comprar produtos que tenham muitas embalagens e preferir materiais que duram mais, por exemplo, pilhas recarregáveis em vez de pilhas comuns.

3.Cobre as pessoas
Para Ana Maria, ter leis que garantam a coleta seletiva feita pelo serviço público será um passo definitivo para aumentarmos a quantidade de lixo que é reciclado. “Acho que a próxima geração vai estar melhor. A situação e as consequências são tão perceptíveis que não tem como não melhorarmos”, afirma.

Fonte: Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário