quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Por fora, a casa de 130 m² exibe linhas modernistas dos anos 1960 e, por dentro, uma exuberante mistura de estilos

Fachada | Inspirada na escola Bauhaus, a casa tem forma de caixa e proteção de lajes em balanço nas janelas. Porta de madeira de demolição, da Antiquário e Artesanato Maria Barbosa. Paisagismo da Freiman Jardins (Foto: Fotos Victor Affaro | Casa e Jardim)
Atriz e produtora de eventos, Narcisa Leão nasceu em Goiânia, Goiás, e, quando tinha 1 ano de idade, sua família mudou-se para Brasília. Atualmente, a casa de 1 mil m² , onde ela cresceu, virou um local de eventos. “Como trabalho ali com minha irmã Valéria, eu decidi construir minha casa no mesmo terreno, que tem 20 mil m² ”, conta a moradora. Ela escolheu uma área entre frondosas mangueiras e, para que nenhuma delas fosse arrancada, o arquiteto Ney Lima projetou a construção estreita em dois pavimentos. “A inspiração é a escola Bauhaus e tem a nostalgia dos anos 1960. Os detalhes coloridos e o pergolado de troncos roliços remetem ao mexicano Ricardo Legorreta”, explica ele. “Dentro, o conceito é de um loft: não há excessos de cômodos e os espaços são integrados”, afirma Narcisa.
 (Foto: Fotos Victor Affaro/Casa e Jardim)
Com 130 m² , a casa possui a forma de cubo. Uma metade é ocupada pelo living compé-direito duplo. A outra abriga a sala de jantar, a cozinha, o lavabo e a lavanderia, embaixo, e apenas uma suíte, em cima. “Ela tem o essencial e foi bem pensada nos mínimos detalhes”, diz a moradora. na decoração, ela contou com a ajuda de sua mãe,Moema Leão, que é designer de interiores. A maioria das peças era da família e algumas foram criadas com madeira reaproveitada da casa grande. o piso de todos os ambientes é de cimento queimado e, para dar unidade, as paredes são pintadas no mesmo tom. “Quis tudo neutro para colocar meus quadros e objetos coloridos sem briga”, diz Narcisa.
 (Foto: Fotos Victor Affaro/Casa e Jardim)
Sala | A decoração mistura estilos e peças de família, como a cadeira de engraxate, a coleção de Divinos, o baú que serve de mesa de centro e as almofadas. Manta comprada no Peru. Tapete, da Galeria Persa (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim) (Foto: Fotos Victor Affaro/Casa e Jardim)
 (Foto: Fotos Victor Affaro/Casa e Jardim)
A integração com o jardimaumentou meu prazer de cozinhar para os amigos. Posso colocar a mesa lá fora para receber até dez pessoas." Narcisa
Para não bloquear a circulação de ar, que é muito necessária no clima quente de Brasília, e nem perder a visão do verde das mangueiras, o muro em torno da casa é de cobogós, elementos vazados de concreto, pintados de amarelo. Pelo mesmo motivo, a lateral possui pergolado de toras de madeira na área usada para estacionamento de carros. “Também pedi vários recortes com vidro nas paredes do living para olhar do sofá o exterior, como se o verde estivesse em quadros, e para entrar muita luz natural”, afirma a moradora.
 (Foto: Fotos Victor Affaro/Casa e Jardim)
Uma das peças mais intrigantes da sala é a cadeira de engraxate, que Narcisa encontrou na fazenda de seus pais. Na cozinha, aberta para a sala de jantar, onde a moradora prepara receitas especiais para os amigos, o destaque é a geladeira antiga, herdada de sua avó, com pintura laranja. A cor foi definida a partir do mosaico de azulejos que cobre a parede acima da pia. Em uma das laterais, nichos na estante preta, desenhada pelo arquiteto, expõem a coleção de 48 canecas. “A maioria é de família, outras ganhei de presente, e sempre trago mais de viagens”, conta Narcisa, que ainda coleciona pinguins e imagens do Divino Espírito Santo. “Tenho objetos carregados de sentimentos”, diz. “Todos os ambientes da casa foram montados com carinho pelas mulheres da família. Assim como eu, minha mãe e minhas irmãs se envolveram emocionalmente na obra.” 

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário