segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Você sabia? Alecrim e hortelã melhoram aprendizado e memória



Extratos feitos a partir de antioxidantes presentes na hortelã e no alecrim melhoram a aprendizagem e a memória.
"Nós descobrimos que estes compostos reduzem os déficits causados pelo transtorno cognitivo leve, que pode ser um precursor para a doença de Alzheimer," disse Susan Farr, da Universidade Saint Louis (EUA).
A pesquisadora testou um ingrediente à base de antioxidantes presentes no extrato de hortelã e duas doses diferentes de um antioxidante semelhante feito a partir de extrato de alecrim em camundongos com declínio cognitivo relacionado à idade.
Ela verificou que quanto maior a dose de extrato de alecrim, melhor é a melhoria da memória e da aprendizagem em três comportamentos testados.
Uma dose mais baixa de alecrim melhorou a memória em dois dos testes comportamentais, o mesmo resultado do composto feito a partir de extrato de hortelã.
Além disso, houve sinais de redução do estresse oxidativo nas cobaias - que é considerado um marco do declínio relacionado à idade - na parte do cérebro que controla o aprendizado e a memória.
"Isso provavelmente significa que comer hortelã e alecrim é bom para você. No entanto, nossos experimentos foram feitos em um modelo animal e não sabemos o quanto dessas ervas as pessoas teriam que consumir para melhorar a aprendizagem e a memória," ressalva a pesquisadora.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário